Mecânica Computacional

Representante

Descrição

A área de concentração em mecânica computacional tem sua origem dentro das áreas tradicionais da engenharia civil, tais como estruturas, geotecnia, recursos hídricos e construção, notadamente abrangendo e de certa forma unificando, assuntos voltados para a análise, simulação e modelagem de problemas físicos em engenharia, com o uso da computação. A área tem se destacado por sua constante atualização e manutenção de altos níveis compatíveis com padrões internacionais e tem exercido influencia importante no desenvolvimento da ciência e da tecnologia nestas últimas quatro décadas, possibilitando a transformação das teorias clássicas da mecânica do contínuo em ferramentas práticas de previsão e conhecimento do comportamento de sistemas complexos. As ferramentas da mecânica computacional são muito usadas na simulação de projetos e avanços tecnológicos atuais; incluindo indústria, medicina, defesa e muitas outras áreas do conhecimento, sem se afastar de suas origens, sempre atuando na superação de desafios e dificuldades em projetos de engenharia.

Dentre as diversas linhas de pesquisa pertencentes a esta área, cumpre enfatizar tanto o desenvolvimento como a aplicação avançada de métodos numéricos, tais como os métodos dos elementos finitos, dos elementos de contorno, das diferenças finitas, dos volumes finitos e sem malha, entre outros, que vêm sendo desenvolvidos com o auxílio do parque de computadores e clusters de PCs existentes à disposição do PEC. Já com relação ao campo de aplicações diretamente relacionadas com esta área, cabe mencionar protótipos e sistemas computacionais empregados na solução de problemas não-lineares e dependentes do tempo, tanto em análise de tensões como em mecânica dos fluidos e teoria do potencial em geral, tais como: implementação de modelos termo-químico-mecânicos para estruturas de concreto massivo, modelos com materiais visco-elastoplásticos, modelos não-lineares geométricos, propagação de ondas, problemas de escoamento, simulação de poços, simulação de incêndios, simulação de sistemas de proteção catódica, bioengenharia, etc.

Linhas de Pesquisa

Esta linha de pesquisa contempla o desenvolvimento tanto de métodos numéricos clássicos como elementos finitos, elementos de contorno e diferenças finitas como variantes novas incluindo formulações empregando volumes finitos e métodos sem malha, dentre outros, visando também possíveis combinações entre métodos.

A linha de computação de alto desempenho compreende o estudo e desenvolvimento de técnicas de paralelização visando a otimização do uso de clusters e máquinas com arquiteturas de memória distribuída e/ou compartilhada. Estruturas de dados e otimização de algoritmos para computação em larga escala são também objetos de estudo nesta linha.

Esta linha engloba ferramentas e algoritmos específicos objetivando melhor eficiência computacional em aplicações dos diversos métodos numéricos existentes. Neste escopo encontram-se incluídos: solução de sistemas lineares e não-lineares de equações algébricas, integração numérica, geração de malhas, cálculo de autovalores e autovetores, algoritmos de integração no tempo e demais procedimentos iterativos em geral. 

Geofísica – modelo de velocidades na profundidade de 2650m

 

Elementos de Contorno: simulação 3-D de distribuição de potencial eletroquímico em tubulações industriais sob proteção catódica

 

Elementos Finitos: modelagem de difusão de biocalor em cérebro humano

 

Métodos Sem Malha: modelagem de problema de mecânica da fratura

 

Elementos Finitos: malha 3-D de casa de forças de usina hidrelétrica

 

Problema de Convecção Natural em uma Cavidade – Problema de Rayleigh-Benard solucionado com elementos finitos estabilizados