Coppe/UFRJ brilha entre os Finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022
Três projetos coordenados por professores da Coppe/UFRJ e uma dissertação de mestrado de aluno da instituição estão entre os finalistas do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022. Além disso, outros três docentes da Coppe integram equipes de três diferentes projetos liderados por outras unidades e universidades. A cerimônia de premiação será realizada dia 7 de dezembro, às 11 horas, no Palácio do Itamaraty, na Avenida Marechal Floriano, 196, Centro, RJ.
Todos os trabalhos de PD&I foram inscritos por uma empresa petrolífera por eles responsável e, ao todo, a Coppe estará presente na final, em quatro das cinco categorias de pesquisa, com nove professores, dez alunos, e oito pesquisadores, sendo três de pós-doutorado. Já as dissertações de mestrado concorrerão na inédita categoria PRH, lançada nesta edição de 2022 e destinada a alunos bolsistas do Programa de Formação de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH/ANP), com as inscrições sendo realizadas pelos coordenadores de cada um desses programas. Cada uma dessas categorias de projetos e da dissertação tem três finalistas.
O aluno de mestrado Rodrigo Oliveira Cruz, do Programa de Engenharia Civil (PEC) da Coppe, está concorrendo com a dissertação intitulada “Otimização estrutural de jaquetas para turbinas eólicas offshore através de algoritmos evolutivos”. Orientado pela professora Beatriz de Souza Leite Pires de Lima e pela pesquisadora de Pós-doutorado Grasiele Regina Duarte, do PEC/Coppe.
A Coppe está concorrendo com dois projetos na categoria III, cuja área temática geral é “Transporte, Dutos, Refino e Abastecimento”. Um é o denominado DETEPIG, realizado em parceria com a Petrobras pelos professores Gabriela Ribeiro Pereira e Cesar Giron Camerini, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PEMM), com a participação de três alunos. O outro é o denominado SOLID² – Sistema de detecção, localização e identificação de danos em dutos, que é realizado, em parceria com a Petrobras, pelos professores Helcio Rangel Barreto Orlande e Marcelo José Colaço, do Programa de Engenharia Mecânica (PEM), com a participação de seis alunos e três pesquisadores de pós-doutorado.
O terceiro projeto da Coppe está concorrendo na categoria V, cuja área temática específica é “Indústria 4.0 / Transformação Digital”. Denominado “SCC-Life” é realizado, em parceria com a Petrobras, pelos professores Luís Volnei Sudati Sagrilo e José Renato Mendes de Sousa, do Programa de Engenharia Civil (PEC), com a participação de dois pesquisadores.
