Dinâmica dos Solos Aplicada a Modelos Físicos
Documento
Informações da Disciplina
Código
COC898
Título
Dinâmica dos Solos Aplicada a Modelos Físicos
Objetivos
O aluno aplicará conceitos da dinâmica dos solos para estimar a resposta sísmica de estruturas de terra face a solicitações dinâmicas e sísmicas. Deste modo o aluno estará capacitado para analisar alguns problemas de engenharia geotécnica e de interação solo-estrutura.
Ementa
• Teoria da vibração de sistemas elementares: vibrações harmônicas livres não amortecidas e amortecidas, vibrações forçadas não amortecidas e amortecidas, amortecimento viscoso, frequência de ressonância, vibração da base.
• Teoria da propagação de ondas em meios elásticos: equação do movimento, tipos de onda, reflexão e transmissão de ondas.
• Comportamento de solos carregados dinamicamente: propriedades dinâmicas dos solos, modelos de estimativa das propriedades dinâmicas dos solos.
• Análise de Resposta do Solo: análise de resposta unidimensional linear e não linear, análise de resposta 2D.
• Efeitos Locais.
• Liquefação dos solos: métodos de avaliação para o início da liquefação.
• Fundações superficiais: soluções teóricas e analógicas.
• Isolamento de fundações.
Bibliografia
• S. L. (1996): Geotechnical Earthquake Engineering. E.U.A. , Prentice-Hall.
• RICHART, F.E., HALL, J.R. e WOODS, R.D. (1970). Vibrations of Soils and Foundations – Prentice-Hall
• BOWLES JOSEPH E. (1996): Foundation Analysis and Design. México. Mc Graw-Hill.
• PRAKASH, S. (1981). Soil Dynamics – Mc. Graw Hill.
Créditos
3.0/45h
Professor
Marcio De Souza Soares De Almeida
Maria Cascão Ferreira De Almeida
Idioma
Português
